×
Nova inscrição
×
Nova inscrição
Espalhe a idéia

Tudo beleza? Aqui é o Marcus Tavares de novo…
Olha aí um assunto polêmico. Existem fotógrafos que tem alergia a equipamentos baratos, mas eu não tenho preconceito não!
Portanto faço questão de mostrar as bugigangas que eu já testei e que trazem resultados.
Faz um favor, já clica aí no COMPARTILHAR com os seus amigos e inimigos também! Com isso você me ajuda a ficar firme aqui nessa luta.

Antes de mais nada, eu admito que não gostei da qualidade do acessório.

Muitos fotógrafos acreditam que qualquer equipamento fotográfico de baixo custo não presta. Sinto dizer, mas na grande maioria dos casos é isso mesmo.

No caso desse acessório em especial, é óbvio que ele tem baixa qualidade e eu tenho certeza que vai quebrar rápido. Aliás o tubo extensor que eu tinha antes deste, tinha uma aparência bem melhor, mas também acabou quebrando depois de alguns anos. Talvez tenha durado alguns anos só porque sou cuidadoso e não usava com tanta frequência.

Fotos macro com lente comum

Tendo claro que o equipamento tem uma qualidade de construção questionável, ainda assim eu não tiro os seus méritos.
A grande vantagem da utilização dessa parafernália é a possibilidade de trazer o seu assunto para bem mais perto da sua lente. Os resultados práticos variam de lente para lente, de acordo com as características de cada lente.

Este acessório é um jeito barato de se aventurar na fotografia macro sem gastar muito e garanto que é perfeitamente possível obter resultados excelentes com ele.

Você vai perceber no entanto que fazer uma boa foto macro pode se tornar um desafio interessante, dadas as características comuns à fotografia macro. Mas não ceda à tentação de culpar a sua parafernália barata e insista no aprimoramento da sua técnica.
Fotografia macro exige esforço e muita técnica, mas quando você aprender a fazer bem feito, os resultados são espetaculares. Você começa a enxergar detalhes através das suas fotos que você nem sabia que existiam.

Preciso salientar uma coisa importante que se aplica à fotografia macro de forma geral. Nas proporções que você trabalha em fotos macro, muitas vezes alguns milímetros parecem ter um tamanho enorme e por conta disso você pode ter problemas com a profundidade de campo e para aumentar a profundidade de campo, acabará encontrando desafios na exposição.
Portanto, muito cuidado com os inconvenientes óbvios:

  1. Ao reduzir a abertura do diafragma para aumentar a profundidade de campo, menos luz chega ao seu sensor. Também não posso fechar muito ou vou acabar sofrendo com a difração.
  2. Para resolver a exposição você pode precisar reduzir a velocidade do obturador. Ou seja, risco de perder nitidez. Por falar nisso, dá uma olhada no meu artigo e vídeo sobre Nitidez.
  3. Para conseguir usar uma velocidade do obturador minimamente estável eu posso ter que aumentar o ISO e novamente caio no problema da perda de nitidez.
  4. Volto então para a abertura maior?

A resposta é: adicione mais luz

Tá aí um assunto para outro vídeo e artigo, mas tenha em mente que na maioria dos casos, mais luz resolve.
Eu uso de um a três flashes, F16 e ISO 100-400 nas minhas fotos macro e o resultado é excelente.

Aguarde pois vou fazer um vídeo a respeito, mostrando as fotos, as configurações e o equipamento.

Respeite a natureza!

Eu faço questão de não interferir na natureza para fazer minhas fotos macro. Minhas fotos de insetos são de bichinhos vivos no seu habitat enquanto seguem sua rotina normal.

Vale a pena?

A maior parte dos fotógrafos não consegue justificar o investimento em uma lente macro de qualidade e quando consegue não tem necessidade do tipo de macro que esta lente permite.
Portanto, por que não torrar uns trocados num brinquedinho novo? Esse acessório é muito barato e o resultado é INCRÍVEL.

Compartilhe suas fotos macro aqui nos comentários

Eu vou analisar algumas fotos e oferecer algumas sugestões para os interessados. É só postar o link da sua foto, ok?

Um abraço e até o próximo artigo!

Login Social Gratuito
Faça o login gratuito para ter acesso ao conteúdo Premium.

NITIDEZ PROFISSIONAL COM 1 CLIQUE!

Pra evitar hotlinks, o link será enviado para o seu email.
DOWNLOAD
Seus dados estão seguros. Eu não envio SPAM.
close-link
Quase lá...

Entre com os seus dados.

Para evitar hotlinks no site, o link será enviado no seu email.
;-) Espero que aproveite!

Entrar em contato

Entrar em contato

Oi! Para garantir o melhor atendimento e evitar SPAM, por favor mantenha contato comigo através da #LISTAVIP. Entre com o seu email abaixo e depois confirme seu email.

Parabéns!