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Boas! Marcus Tavares novamente.
Dá uma olhada neste vídeo e artigo onde eu falo sobre uma ou duas maneiras simples de evitar ou reduzir cancelamentos e faltas.
Não esqueça de me ajudar e clica aí em compartilhar ou marque seus amigos nos comentários lá no final do post. Se tiver dúvidas, é só postar lá nos comentários. Vou tentar responder sempre que possível.

Time is money!

Uma falta ou cancelamento de um trabalho agendado significa a perda de um valioso espaço na sua agenda. Enquanto isso pode não ter importância para o seu cliente, para o fotógrafo todos os horários da agenda tem um preço e devem ser tratados como tal.
Muitos fotógrafos lembram de cobrar pelo seu tempo e esforço, mas esquecem de dar a devida importância ao tempo perdido ou ao espaço vago na agenda.
O ideal para um prestador de serviços é manter-se alocado por todo o tempo de sua agenda que foi planejado para prestar serviços. Isso vai variar, mas eu trabalho com cerca de 40% da minha agenda disponível para prestação de serviços diretamente a clientes, ou seja, vendendo o meu tempo para execução de trabalho agendado. O restante é dividido entre várias outras tarefas internas e trabalhos que não se encaixam na alocação de horas diretamente a clientes.
Se você tomar como exemplo uma agenda de 172 horas mensais (22 dias de 8h cada), significa que aproximadamente 69 horas deveriam estar ocupadas prestando serviços para meus clientes na modalidade de alocação de horas.
Para cada hora dessa agenda que eu não consigo alocar, isso significa perda imediata de dinheiro. Portanto essas horas são sagradas e não posso deixar de alocá-las de jeito nenhum!

Para reduzir a perda…

O objetivo desse artigo não é te ajudar a conseguir mais clientes e sim te ajudar a conduzir o seu cliente para que não haja cancelamento ou falta no dia e hora agendados para um trabalho onde você prestará serviço como fotógrafo.
No entanto, uma técnica semelhante poderia ser utilizada para manter o fotógrafo periodicamente conectado ao seu cliente de forma a aumentar a familiaridade e assim trazer mais trabalhos através da sua base de clientes. Esse ponto em especial também é coberto em detalhes nos meus cursos.

Isto dito, conforme mencionado no vídeo, eu recomendo que siga dois procedimentos simples para evitar cancelamentos ou faltas dos seus clientes:

  1. Crie um evento na sua agenda (recomendo Google) para cada trabalho que você agendar e convide o seu cliente para este evento
  2. Crie alertas para cada um desses eventos para que você seja lembrado de fazer um follow up periódico com o seu cliente, mantendo-o ciente da importância do comprometimento dele com essa agenda.

Exemplo

Como mencionado no vídeo, aqui está um exemplo do que eu costumo fazer.
Para facilitar a visualização, criei o evento usando o computador, mas a mesma funcionalidade está disponível também pelo celular no aplicativo Google Agenda.

Toda vez que eu recebo uma notificação no meu celular referente aos alertas que eu configurei, essa notificação já me oferece a possibilidade de enviar um email aos participantes da reunião para lembrá-los. Muito prático pois o participante do evento que eu criei na minha agenda é justamente o cliente. Ou seja, o Google Agenda me ajuda já enviando um email para o meu cliente, lembrando-o do nosso compromisso em breve.

Este follow up com o cliente é importante pois é ali que ele vai lembrar de você e a aproximação aumentará o senso de importância do seu cliente em relação ao compromisso agendado.
Não há garantias que isso vai funcionar sempre, mas comigo o resultado foi ótimo.

Um abraço e até o próximo artigo.

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